Coach nutrição integrativa

Sou a Liliana

Your dedicated partner on your journey to a healthier, happier you. Allow me to share a bit about my passion for nutrition and how I can assist you in achieving your wellness goals.

Minha missão

A missa missão ao partilhar aqui o meu conehcimento é te inspirar a ter um estilo de vida mais saudável de forma mais leve. Eu acredito que a nossa saúde é o nosso bem mais precioso e só depende de nós.

Minha jornada na

alimentação saudável

Tenho 33 anos e posso dizer que até aos meus 27 a minha alimentação não foi das melhores! Para contar o porquê e como comecei a mudar a minha alimentação e a procurar mais informação vou te contar um pouco mais sobre mim.

Em criança lembro-me de acordar e adorar encher a minha taça com cereais prontos de caixinha, que nada mais são do que farinha com açúcar em que a sua publicidade é de um pequeno almoço completo e enriquecido com vitaminas para as crianças. O almoço era sempre arroz ou massa com algum tipo de proteína. O lanche era pão com margarina ou bolachas recheadas e para completar o dia, no jantar comia mais massa. Esta era, e ainda é, a realidade de muitas famílias.

Infelizmente a indústria alimentar é enorme e realmente faz um trabalho bem feito. Seja a cada ida ao supermercado ou nas várias formas de publicidade, nós somos seduzidos por rótulos coloridos que vendem a promessa de prazer e felicidade mas entregam ingredientes nocivos para a nossa saúde. Camuflam a presença das várias formas de açúcar e das gorduras sintéticas e inflamatórias, além de corantes artificiais, pesticidas e outros elementos que só atrapalham o equilíbrio do corpo. O consumo repetido e frequente destas substâncias é o que aos poucos cria as condições para o surgimento das doenças crónicas que devastam a nossa saúde. A falta de conhecimento aliada ao poder da indústria dos alimentos e da indústria farmacêutica é a combinação perfeita para fazermos más escolhas no nosso dia-a-dia para a nossa saúde.

A verdade é que nunca tive nenhum problema com saúde/corpo grave, apenas comecei a ganhar alguns quilos por estar a comer tão mal e a me movimentar tão pouco e fui tentando manter algum equilíbrio mesmo sem dar qualquer importância aos nutrientes que consumia. Foi quando voltei à Europa (se quiseres saber um pouco mais sobre a minha trajetória espreita a página sobre mimque comecei a pesquisar sobre alimentação e nutrição e comecei a me apaixonar pelo tema e vi o quão poderoso um estilo de vida saudável e equilibrado pode ser.

A minha mãe faleceu quando eu tinha 18 anos com cancro nos intestinos. E até então eu achava que tinha sido uma fatalidade, afinal, o cancro é a segunda causa de morte no mundo! Mas quanto mais lia e estudava sobre o assunto percebia que muito provavelmente a sua morte poderia ter sido evitada, ela ainda poderia estar aqui hoje connosco, poderia conhecer a minha filha. Segundo a OMS, entre 30 a 50% dos casos de cancro podem ser prevenidos através do estilo de vida. Lê a última frase de novo… pensa o tamanho da responsabilidade e o quanto de poder temos nas nossas mãos. A nossa saúde só a nós diz respeito e a mais ninguém, nenhum familiar, nenhum médico, nenhum hospital é responsável pela nossa saúde senão nós mesmos.

Como dizia o professor Gabriel de Carvalho: “Não fique bravo com a sua doença. Você se esforçou muito para que ela se desenvolvesse”. “O “problema” da nutrição é que as doenças começam a se desenvolver de forma gradual, elas começam com alterações bioquímicas sem sintomas, de forma silenciosa e às vezes demora até que os sintomas das doenças comecem a surgir, e como nos sentimos bem e aparentemente não temos nenhum problema, continuamos a fazer as mesmas coisas de sempre, mesmo as vezes sabendo que algumas coisas não nos fazem tão bem. Mas a conta chega! Começamos a ter uma constante falta de energia e achamos que é porque trabalhamos muito, começam a surgir dores mas achamos que são normais da idade, ou em último caso culpamos a genética em nossa defesa.

Mudar o nosso estilo de vida e principalmente a nossa alimentação é muito difícil, MUITO difícil. Não é do dia para a noite só porque eu li um livro sobre alimentação saudável que vou começar a comer bem e nunca mais olho para trás. Não! É um processo! Eu não estou a falar de uma dieta temporária para algum objectivo específico, estou a falar em mudar todo o estilo de vida, desde alimentação, sono, exercício, etc. A alimentação é mais do que algumas refeições por dia para nutrir o nosso corpo. A alimentação é cultura, a alimentação é social, a alimentação é afecto. Para quem me conhece sabe que eu comida nutella de colher, direto do pote, mas já tem anos que não como e se lá atrás alguém me dissesse que um dia eu ia deixar de comer, eu não iria acreditar. O prazer imediato que os produtos ultraprocessados nos dão pode ser um desafio importante quando pensamos em mudar o nosso estilo de vida, mas este tem de ser superado pelo desejo de envelhecer bem e

Mas calma, tudo o que leu até aqui pode parecer um pouco pesado mas eu sou totalmente contra a radicalismos. Tem vezes que apenas queremos sentar no sofá a comer uma fatia de pizza e beber uma taça de vinho a ver o nosso filmes favorito, e TUDO BEM! Fazer isso de vez em quando até faz bem à nossa alma e quando temos um estilo de vida saudável e equilibrado nem sentimos nenhum peso ao fazer isso, pelo contrário sabemos que é uma excessão e conseguimos desfrutar melhor do momento sem sentimento de culpa. Mas eu falo mais sobre este equilíbrio em outro post porque já falei demais aqui!

Espero que tenha ajudado de alguma forma.

Stay Informed. Stay Healthy. Subscribe Today!

Address

1234 Divi St. #1000, San Francisco, CA 94220

Contact

(255) 352-6258

Copyright © 2024 Divi. All Rights Reserved.